Renovação da Inscrição 2024-2025

Renovação da Inscrição na Catequese paroquial para 20204-2025

Abrimos o período de renovação e de primeira inscrição para a catequese do próximo ano. Pedimos a todos os pais e encarregados de educação que a façam, quanto antes, no site da Paróquia atendendo, porém, a algumas mudanças introduzidas sobretudo na Adolescência.

Na verdade, a Catequese da Infância e Adolescência é a grande (pre)ocupação das paróquias. Diria que nesta catequese reside a maior “fatia” de “investimento” de recursos humanos (catequistas), e também um significativo investimento de recursos financeiros. E a verdade é que não raras vezes fica um “amargo de boca”, pois à hora de ver os catequizandos assumir o lugar na comunidade cristã, o que vemos é, como dizia há uns anos o Papa Francisco, uma grande “debandada”.

Como todos os processos educativos será sempre um risco a “sementeira”, mas não perderemos a intencionalidade de fazer bem e fazer cada vez melhor. Nessa medida, queremos que a nossa catequese se oriente pelo novo itinerário da Iniciação à Vida Cristã que procura trazer uma nova visão ao processo da evangelização.

Orientando-nos pelo novo itinerário, apontamos para algumas mudanças, em concreto na faixa da adolescência (do 7º ao 10º). Nestes anos, acentuaremos o princípio de unificar os grupos existentes nos diversos centros para termos menos grupos funcionando mais articulados entre si e também com melhor ligação ao trabalho que desejamos da Pastoral Juvenil que acontece no pós-crisma.

Assim sendo, para a catequese de 2024-2025, no 7º e 8º ano abriremos inscrições para 3 grupos (um ao sábado de manhã, outro ao sábado de tarde, e outro à semana) e no 9º e 10º ano teremos 2 grupos (um ao sábado de manhã e outro ao sábado de tarde).

Os catequistas, estando já por dentro deste novo itinerário, estão a preparar-se com os novos materiais que têm dinâmicas e projetos diferentes dos anteriores e mais estimulantes para os adolescentes.